sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Embargos, justiça, Platão, Sócrates e a República.



Fruto da ressaca ,da última quarta-feira, com exagero nos vinhos e no debate na Puros Tabacos, aproveitei  o  dia de hoje - discutível 20 de setembro - (lembrei do que disse o intelectual Juremir Machado: “os gaúchos estão enganados. Nós deveríamos comemorar menos a revolução de 1835 e mais de de 1930) para pensar um pouco mais sobre o que aconteceu no STF naquele dia.
O que li nas redes sociais, o que ouvi de todos familiares, amigos,conhecidos ou não pode ser resumida numa frase: uma vergonha.
Embargo, tecnicamente possível. Discutível. Ouvi respeitados juristas afirmar que não.
Nesse momento  de ressaca lembre'i da obra  A República ,que todos nós conhecemos, é um diálogo socrático escrito por Platão , .Todo o diálogo é narrado, em primeira pessoa, por Socrátes.  O tema central da obra é a justiça. 
República contém diversos temas filosóficos, sociais e políticos que se permeiam. O tema central   é a da justiça em seu sentido amplo. Na referida obra surge um pauta para debate entre Platão e outros  pensadores: Em que consiste a justiça?
Um deles  sustenta que a justiça consiste em dar a cada um o que lhe é devido, em fazer o bem aos amigos e o mal aos inimigos. Mas, como considerar que alguém é nosso amigo? Poderia o homem justo fazer mal a alguém?

Outro é radical: a justiça não é nada mais que reforçar o poder dos fortes contra os fracos. Não é isto que fazem os tiranos, com suas leis autoritárias?
A intervenção de Sócrates é sábia: governar é estar a serviço dos governados, como um médico curando os doentes. A justiça é superior à injustiça e é preferível sofrer a injustiça do que praticá-la. Onde se pratica a injustiça, aí está a desunião e a discórdia. Onde houver justiça, aí está a felicidade.
Outros divergem dizendo que todos os homens são gananciosos e querem mais do que seriam merecedores e que assim cumprem as leis por pura conveniência.

Será Brasil ?
Trilha: Que país é esse. http://www.youtube.com/watch?v=2KBlwISvs5M


Nenhum comentário:

Postar um comentário