domingo, 27 de janeiro de 2013

Um outro lado de Santa Maria.




Todo cidadão lúcido esta estarrecido com o que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Como santamariense estou muito triste.

Solidário com os familiares das mais de 235 vítimas do episódio da casa noturna Kiss.

A mídia gaúcha, brasileira e mundial esta noticiando e fazendo a melhor cobertura possível dessa tragédia.

O que dizer ?

Nada.



Ou melhor, procurei lembrar das coisas legais que me remetem à cidade.

Primeiro: sou descendente dos primeiros imigrantes que chegaram por lá.

Albrecht. Minha vó Carlota Hortência Albrecht Kurtz. Descendente de Jacob Albrecht que chegou ,em 1857, ano  que ocorreu a colonização alemã no território da hoje  Itaara. Jacob Albrecht, Jacob Adami e Miguel Kroeff, três famílias alemãs, adquiriram  lotes de terras do cirurgião Manoel Alves, no povoado chamado de São José do PinhalOs vínculos da família de minha mãe, Dileta Albrecht Kurtz, com a história de Santa Maria é de longa data. A minha também.



Com a vó Carlota  curti momentos inesquecíveis no Pinhal.
Passava minhas férias correndo, brincando. Boas lembranças de Santa Maria.
Hoje, vejo a cidade ser notícia no mundo, fruto de uma tragédia até agora não esclarecida.

A cidade é um centro que recebe estudantes de todo o Brasil. A UFSM é uma referência em  educação universitária.

Lá, na cidade,  surgiram políticos importantes.

Gente de todas as tribos começaram sua trajetória na cidade.

Gostaria  que Santa Maria tivesse entrado  para história por outros motivos.

Infelizmente entrará por essa tragédia.

Uma pena.

Santa Maria não merecia ser notícia por essa fatalidade. Aliás, nenhuma cidade merece.



O meu país. João de Almeida Neto.






Guilherme Cassel Bittencourt



2 comentários:

  1. Lindo Gil! Eh a primeira vez que choro de alegria esta semana lendo seu relato, imaginando suas boas lembranças de Santa Maria, é lastimável o que aconteceu em nossa cidade. Forte Abraço

    ResponderExcluir
  2. Puxa fico muito feliz que, diante de tanta tristeza que vivenciamos com os fatos de Santa Maria vc teve umn momento de boas lembranças de nossa cidade. Realmente lamentável o que aconteceu. Só nos resta enviar boas vibrações aos que partiram e seus familiares. abcao

    ResponderExcluir