segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Baforadas criativas.



Quem me conhece sabe o quanto curto Puros de Havana.  Aliás, gostaria de curtir mais. No entanto, aprecio menos do que gostaria por motivos óbvios: custo. Isso não inválida reconhecer outros aspectos que envolvem a história dos charutos. Uma delas é a face criativa de suas “anilhas ou caixas". 
 Navegando pela web encontrei o site http://www.artdesignersamuel.com.br/artigos08.html que aborda uma face criativa dos Puros. Confira ai:
                                              

Baforadas Criativas


Verdadeiras obras de arte as marquillas que identificam as caixas de charutos têm história e vida próprias. Conheça aqui o significado de algumas das mais famosas:

El Rey del Mundo

A figura de um índio aparece em um carro puxado por animais que representam os cinco continentes. Em sua mão esquerda, vê-se um charuto. Tema predileto de poetas e artistas cubanos, o índio sempre é exibido com plumas coloridas.



Bolívar
Homenageia o grande general e político latino-americano Simon Bolívar, líder do movimento que resultou na independência da Venezuela, da Colômbia e do Equador. El Libertador é retratado com a expressão serena e os lauréis conquistados no campo de batalha.


La Gloria Cubana
Uma das mais belas marquillas de Cuba. Mistura imagens da mitologia greco-romana com símbolos latino-americanos: o índio empunhando folhas de tabaco, as palmeiras etc. PAX é a deusa benéficaromana que corresponde à grega Irene.


Punch
Ilustra os diferentes momentos da produção tabacalera, a arte do charuto elaborado manualmente, desde a chegada do tabaco a fábrica, em pacotes com as folhas agrupadas por tipos, até o acondicionamento dos puros em caixas de cedro.


Romeo y Julieta
Reproduz o famoso casal de amantes de Verona, que cometeu suicídio para escapar do ódio entre suas famílias. Romeo sobe em uma escada de corda para alcançar os braços da amada. O tema inspirou a clássica tragédia de Shakespeare.


Por Larrañaga
Marquilla também inspirada em Shakespeare. A mulher ao centro evoca Titânia, personagem da comédia Sonho de Uma Noite de Verão. Está sentada em um carro puxado por leões e acompanhada por crianças que representam os cinco continentes.


Sancho Panza
Fiel escudeiro do cavaleiro errante Don Quijote de La Mancha o gorducho Sancho Panza é representado em três momentos diferentes que representam a obra do escritor Miguel de Cervantes Saavedra.

Montecristo
Baseada no livro de Alexandre Dumas O Conde de Montecristo, tem representado nesta marquilla as espadas presentes nos duelos e a flor de lis ao centro do brasão. A flor era o símbolo dos degradados e representa o Conde.

Trilha com Clocks Coldplay ¨Buena Vista Social Club http://www.youtube.com/watch?v=onpJ6fLBif8

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário