quarta-feira, 11 de maio de 2011

"quem teve este animal, teve; quem não teve nunca mais vai ter". Correta retratação ?



No dia 4 do mês passado, Delfim disse no programa "Canal Livre", da Rede Bandeirantes, que "quem teve este animal, teve; quem não teve nunca mais vai ter", em referência à empregada doméstica.
O desastre verbal do ex-ministro não passou em branco.Entidade representante da categoria exigiu e levou a retratação pública . Ele registrou,na última segunda-feira, na capital paulista seu pedido de desculpas.

O Delfim foi o mentor da política econômica brasileira nos regimes de Costa e Silva , Médici e Figueiredo (  autor da célebre frase: “prefiro cheiro de cavalo ao cheiro de povo” ) .
Voltando ao Neto. Ficou famoso por comparar o crescimento econômico brasileiro a um bolo. A tese era simples. Esperar o bolo crescer para, depois , reparti-lo. O cara transita e  conta simpatia de muitos que o criticaram. Deve ter muitas competências...


Segundo Delfim Netto, a intenção foi mostrar que no processo de ascensão social em curso na sociedade brasileira, a figura deste profissional tende a desaparecer. "É preciso entender em que sentido foi feito o comentário", disse o ex-ministro.
No núcleo de suas escusas , Delfim justifica o emprego do termo "animal", usado pelo economista britânico John Maynard Keynes,  para descrever as motivações psicológicas de empresários, consumidores e investidores. "Os economistas (eu, inclusive) usam corriqueiramente a expressão 'fazer nascer o espírito animal dos empresários' como forma de despertá-los para oportunidades de investimento e não me lembro de nenhum empresário que tenha se declarado ofendido ou humilhado”.

O ex-ministro não consta  na minha lista  de sujeitos  que mereçam  admiração. No entanto ,assistindo o  comentário , seus argumentos me convenceram. A frase foi descontextualizada. 
No Brasil , e em vários outros cantos do mundo, vivemos sob a espada de várias patrulhas. Chegará um dia que somente publicaremos textos, após devidamente revisados , e liberados por um advogado.
Pra finalizar: a retratação poderá ter sido um exercício de “vingança” da turma que ,até hoje, esta esperando sua fatia do bolo. Será? 

Trilha com Eduardo Dusek, Rock In Rio 1985, Brega Chique. Aumenta o som ai: http://www.youtube.com/watch?v=6IY3fsRmusg

Imagens:  ojornalweb.com, www.dignow.org, blogentrelinhas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário