terça-feira, 15 de março de 2011

O outro lado de Sendai.


Conheço pouco da cultura nipônica. A expressão “pouco”, restringe-se a gastronomia. Graças ao  amigo e irmão Ricardo Xavier,  conheci o restaurante Sakae’s  pela  primeira vez em agosto de 1985. No balcão: senhor  Tadao e sua arte.Magnifico. Bons tempos.Naquela epóca culinária japonesa não era moda. A estréia foi  com um Tepan Yaki,recomendado para um ocidental iniciante.

 De lá até hoje sou fã, de carterinha, da maravilhosa culinária japonesa. O que mudou ? Apenas minhas opções. Hoje sushi e sashimi.
Do restaurante da decáda de  80 para o último final de semana: todos estamos  chocados. Preocupados, com os efeitos do  tsunami .  Nao bastasse isso,  aquela população corre  riscos gravissimos graças ao seu modelo energético.
As imagens e fotos inundaram , sem trocadilhos, a web.
Optei por outro enfoque.  Queria conhecer Sendai (cidade mais atingida) , um pouco de sua história , de sua natureza e, claro,  sua culinária.

Já habitada há 20.000 anos sua história ,como cidade, começou em 1600.
Hasekura Tsunenaga comandou a primeira missao comercial  de Sendai para Europa, em 1613. Corrigindo. Primeiro japonês a cruzar  o Oceano Atlântico. Passou pelo México depois foi para Madrid, Roma. A viagem durou 7 anos.

De 1.613 para antes de 11 de março:
A cidade das árvores e muito mais.


Gastronomia. Supresa. Um dos pratos típicos é ....língua de vaca assada na brasa, acompanhada de arroz com cebola. Chama-se Guytan.

Outro prato é torta  de pescado. Sasa-kamaboko.Uma pasta de peixes brancos

Para beber: Jizake. Um sake. Sendai é um dos melhores lugares de produção de arroz do Japão.

Para sobremesa: Wagashi ou doce japonês. O fundador de Sendai amava doce. Uma tradição da cidade.

Esse é , um pouco, do outro lado da cidade destruída. Oxalá permita que ela seja reconstruída. Tanto do ponto de vista material, como histórico. Torcer. É o que sobra para um modesto observador.

O Japão é conhecido como a terra do sol nascente. Lembrei do Barão Vermelho. Quando o Sol bater. Pode parecer contraditório um rock para um momento tão crítico. Vale ouvir o Barão. Clica ai http://www.youtube.com/watch?v=uGCxFxPdUKM&feature=related

Imagens do site oficial da cidade de  Sendai

2 comentários: