sábado, 26 de março de 2011

Gambrinus, Antônio e Deu Pra Ti.


Claro que você conhece, ou já ouviu falar, no Gambrinus. Restaurante mais antigo de Porto Alegre. A cidade, hoje, comemora 239 anos. Para se ter uma ideia ,da relevância do local ,vale lembrar que ele tem mais de 120 anos. O Mercado Público tem um pouco mais de 140.
Em maio de 2009 o jornal Estado de São Paulo- via matéria do respeitável jornalista  Elder Ogliari – registrou algumas características que tornam o local único. Não só por sua história, mas, também por sua gastronomia.

Na parede uma pintura redescoberta com o deus da cerveja, que segundo consta foi feita por escravos. A cadeira de Francisco Alves, originalmente era do Treviso. A mesa 1 com muitas histórias. Comecei a freqüentá-lo no final da década de 70. Virei fã. Por dois motivos:a boa mesa e o carinho do Antônio Melo, que em 1964 assumiu a casa. De cliente virei amigo. Tenho na entrada de minha casa, a gravura que recebi dele no meu aniversário em 1995. Ir, ao Gambrinus , quando o Antônio ainda era vivo era uma terapia.

Falávamos de política, da cidade, de história, de ética. Tudo acompanhado de salada de bacalhau, linguado,

 bife de fígado acebolado e outras especialidades.
A história da capital não seria a mesma sem esse restaurante. Meu post é uma homenagem ao Antônio de Dias Melo.

O lugar continua maravilhoso, comandando por seus parentes. Mas o dia de hoje seria mais alegre ,se o Antônio estivesse lá. Tenho certeza, que um cara bacana como ele, esta em “algum lugar” comemorando esse dia com alegria. Antônio nos deixou em 30 de dezembro de 2009.
Deu pra ti baixo astral, vou pro Gambrinus, Tchau!

E.T. quem não conhece  deve conhecer o trabalho do fotógrafo Jeferson Bernardes, craque., que fotografou o Gambrinus. Vai lá: http://www.flickr.com/photos/jeffersonbernardes/

Trilha com Kleiton e Kledir, Deu Pra Ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário