quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ronaldzinhos? Não Ronald.

Como esta manifesto em meu perfil um dos  temas de meu interesse é gastronomia. O post de hoje tem apenas um laço com a temática: indignação. Leio no Correio do Povo, de Porto Alegre, a notícia da interdição do McDonald’s no centro da capital.

Minha relação alimentícia com “lancheria” beira a zero. Não seria honesto, de minha parte, dizer que nunca comi alguns lanches da rede.
Tenho dois filhos adolescentes, que graças aos conceitos básicos de alimentação, nunca foram fãs dos ditos números. Eles, tanto quanto esse escriba alimentaram-se em algumas dessas lojas utilizando um único critério: quando não temos alternativa higiênica, recorrer à numerologia dos hambúrgueres. Seja no Brasil ou fora dele. Bons tempos aqueles que podíamos contar (acreditar) que seriam lanches seguros no capítulo higiene. Saudáveis nunca foram.

Daí minha indignação. Trash food ainda com pitadas de falta de higiene, não dá. Baratas. É o fim dos hambúrgueres.
Dando uma olhada no oráculo Google deparei-me com outras situações idênticas. Ronald sujinho em vários estados brasileiros. Já no Reclame Aqui é possível constatar que a rede, de 2009 até agora, disparou na quantidade de reclamações. Só em 2010 mais de 1.000. Na avaliação do mesmo é um serviço não recomendado.
Tem mais. Lembram da multa aplicada pelo Ministério Público do Trabalho no ano passado? Mais de 13 milhões frutos de várias irregularidades entre elas:
- Acidentes de trabalho com adolescentes: cerca de 80% dos 33.000 empregados da empresa são adolescentes e sofrem queimaduras e quedas constantes durante o horário de trabalho;
- Licenças Sanitárias e de Funcionamento vencidas ou sem prazo de validade;
- Alimentação não saudável: embora tenha apresentado um cardápio para seus funcionários contendo 5.415 combinações, laudo reprovou as refeições baseadas em produtos da própria empresa por não atenderem às necessidades nutricionais diárias.
Esses Ronaldzinhos precisam rever seus conceitos de alimentação.

Trilha com o Titãs:


Imagens
foto Correio do Povo – Cristiano Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário