quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O sonho acabou ?

Ontem o Presidente cubano Raul Castro anunciou que a partir de hoje 500 mil trabalhadores públicos da ilha serão demitidos. Nos últimos tempos acelera , de maneira dramática, as mudanças imperativas pelas quais o país terá que passar. Não tem volta. Nos últimos dois anos, o país reduziu drasticamente as importações, congelou contas bancárias de empresas estrangeiras e deu o calote no pagamentos a credores.O sonho esta acabando ou acabou? Fico pensado nos milhares de cubanos e como cada um deles , exceto a tropa privilegiada que sempre existiu, viverá esses novos dias. Para entender mais navego sempre na página  da Yoani Sánchez. http://desdecuba.com/generaciony_pt/ . Leiam abaixo, parte, do comentário recente no qual ela  avalia os novos tempos , vale para reflexão.
by desdecuba
...”Todos estão conscientes de que manter a “caderneta” é insustentável para a economia nacional, porém poucos imaginam a vida sem ela. Desse modo, em nossa casa, decidimos colocar num lugar seguro o pequeno livrinho de folhas quadriculadas que nos entregaram para 2011, pois se for mesmo o último se converterá, com certeza, num documento histórico. Os que defendem sua eliminação imediata asseguram que isso significará o aporte automático de toneladas de mercadoria para venda livre, o que se supõe que provocará uma baixa de preços no mercado não regulamentado pelo estado. Porém, talvez a mudança mais importante que possa ocorrer seja na mentalidade das pessoas, quando sentirem que a pequena porção de alpiste já não está sendo colocada no interior da gaiola, quando começarem a sentir a pressão real de cada uma das grades.” (extraído de http://desdecuba.com/genarciony)
 by beyondrace.com
Este post merece um vídeo  memorável realizado em 1997 pelo Win Wenders que ,em 1999, lançou o documentário  no qual os perfis dos lendários músicos do Buena Vista Social Club mistura-se com registros de Cuba. O vídeo acabou aclamado pela imprensa americana.  "Splendid ... a sheer delight" (New York Post), "glowing-embers documentary " (Washington Post) and "more incisive introduction to the peculiar world of Buena Vista than any live performance could provide" (The New York Observer), the film helped immortalize both the music and its now-famous practitioners who had been living in near poverty, all but forgotten in their own country. Saudado como "esplêndido ... puro deleite" (New York Post) ", documentário-brasas brilhantes" (Washington Post) e "mais incisiva introdução ao mundo peculiar de Buena Vista do que qualquer apresentação ao vivo pode proporcionar" (The New York Observador), o filme ajudou a imortalizar a música e seus famosos praticantes que  viviam perto da pobreza e esquecidos em  seu próprio país. Obs: versão do texto extraído de www.wim-wenders.com/.../buenavistasocialclub.htm
CLIQUE E VEJA o clássico CHAN, CHAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário