quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cento e dez, numerologia, fatos e o martelo. Martelo?


No último domingo, dia 16 de janeiro, todos que acreditam no verbo empreender tiveram um dia para comemorar e reverenciar a saga e talento dos raros cidadãos alemães/brasileiros/gaúchos que decidiram construir uma história única  e atravessaram dois séculos  materializando  um templo de reverência ao empreendedorismo no Brasil e até fora dele.
Se utilizarmos uma abordagem reducionista é simplesmente 110 anos. Uma métrica  temporal, portanto, não do que foi vivido, aprendido e materializado  aqui entre os mortais. Numa abordagem mística alguém poderia usar a numerologia e dizer que analisando 110 chega-se a 22. Nessa perspectiva o número é considerado um “mestre: e têm um significado especial. Assim como o número 11. Aliás, 11 é o resultado que se chega ao somar os números que formam o nome em questão.
Deixando de lado a mística e voltando ao número 110 ,do ponto de vista de tempo, vale lembrar que nesse intervalo aconteceram fatos históricos e marcantes para nós mortais. Alguns impossíveis de esquecer:descoberta da Penicilina, Teoria Quântica, Código genético, Teoria do Big Bang, Criação do  Microchip e Fibra Óptica, Primeiro Vôo Espacial, Primeiro Transplante de coração,Primeira viagem a Lua, Criaçao da Microsoft e muito mais.
É pouco? Brincadeira. Quisera eu ter tido a oportunidade de acompanhar tantas experiências. Tanta  evolução. Ou evoluções.No campo dos conflitos da humanidade vale lembrar:  Queda do  Muro de Berlim , Bombardeio de Hiroshima, Morte do Kennedy, Revolução Cubana,Eleição do Mandela e a Morte de Gandhi. Claro que teria mais.

Daria para incluir muitos  outros temas nessa lista de paz e guerra. Não é o propósito deste post.
Quero lembrar que no dia 16 de janeiro de 2011 o Grupo Gerdau completou 110 anos de existência. De história. De orgulho e estímulo a várias gerações.. Hoje dá para dizer que para quem só tinha pregos nem tudo era martelo. Cento e dez anos. É muito? Muito a ser reverenciado. Muito a aprender. Com a história da empresa. De seus líderes.  Com a nossa história. Vale pensar quantos “Gerdaus” nossos empreendedores criaram nos últimos dois séculos? Ninguém diria que em 1901, naquela fábrica, estávamos diante do que hoje denominaria-se benchmarking. É assim. Empreendedores são sonhadores. Depois viram pesquisados. Correto. Menos para quem empreende. Ninguém sonha e projeta sua organização para ser um case acadêmico ,mas para acontecer. Acontecendo vira caso de estudo. Ainda bem.

Conceito. Valores. Trabalho. Foco. Talento. Competência. Gestão. Vale aprender com a história.Com a história da Gerdau.  E tantas outras. Está aqui do nosso lado. Ajuda a construir a minha e, é óbvio,  a sua. Talvez, para tal, é melhor não ser martelo. Salve o prego!

Foto by Cool Hunter, ilustração Gandhi  retirado do site ottolopes.wordpress.com
Cartoon via  omeucantinhodasciencias.blogspot.com
Claro que tem vídeo. Raulzito. Eu nasci a 10 mil anos atrás, clica aqui: http://www.youtube.com/watch?v=3j2x29Lymtc&feature=related



Nenhum comentário:

Postar um comentário