sábado, 22 de janeiro de 2011

Brasileiro não vive sem...

Brasileiro não vive sem rádio. Um bordão criado faz muito tempo, mas, absolutamente atual. Particularmente tenho uma relação umbilical com esse meio. Nasci numa família de jornalistas. Meu pai dedicou-se ao meio jornal. Já meu tio, Abel Gonçalves, iniciou sua trajetória no rádio, fazendo rádio teatro.  De minha parte inicei  minha trajetória na comunicação via rádio. Gravando vinhetas para rádio Sucesso, do Cascalho e Noé. Graças ao jornalista Osvil Lopes (colunista de música da Folha da Tarde de POA) e o Edson Araújo, vulgo Kamarão (sabe tudo de música). A emissora ficava na 24 de outubro e depois foi para a Rua Uruguai. Tenho, até hoje, o equipamento que gravei meu primeiro piloto de programa. Discos e Dicas. Graças ao referido  fui selecionado pra trabalhar na rádio Progresso de Descanso em Santa Catarina. Inaugurei a emissora em novembro de 1982. Lá fazia de tudo. Programação, redação e o Bom dia Descanso. Antes do Bom dia Brasil da Globo. Voltei para Porto Alegre em abril de 1983. Trabalhei na Metrópole FM (hoje Itapema), Imigrantes (de São Leopoldo,), rádio Universal (agora Joven Pan) e Bandeirantes FM.

 Hoje sou um rádio escuta. Portanto Padre Landell de Moura, gaúcho, é um dos meus ídolos. Ontem comemorei  150 de seu nascimento. Visto, na epóca,  por uma população ignorante como herege, "impostor", "feiticeiro perigoso", "louco", "bruxo  e "padre renegado" por seus experimentos pagou com sofrimento, isolamento e indiferença sua posição de absoluto vanguardismo científico.Vitima do seu tempo e até agora um inventor pouco valorizado no Brasil. Comum no Brasil? Comum no Rio Grande?  Vai ganhar um selo comemorativo. Cento e cincoenta ano depois, É isso que ele merece? Claro que não. Brasileiro não vive sem rádio. Eu não vivo. E você?
Tem vídeo, sim. RPM , Rádio Pirata. Clica aqui: http://www.youtube.com/watch?v=0bsXihPJgYo&feature=channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário